Política de Segurança Antifraude

 

1. Objetivo

1.1. A presente política tem como objetivo estabelecer diretrizes e procedimentos para prevenir, detectar e responder a atividades fraudulentas nas operações de vendas do nosso e-commerce, garantindo a segurança e a confiança de nossos clientes.

1.2. Definição de fraude: Para efeito deste documento, define-se FRAUDE como qualquer ação ou omissão realizada com o propósito de ilegitimamente obter uma vantagem, patrimonial ou não patrimonial, quer para o indivíduo que a comete, quer para um terceiro, punível por lei, regulamentos ou normas internas, constitua ou não ilícito criminal.

 

2. Âmbito

Esta política aplica-se a todos os colaboradores, parceiros e clientes envolvidos nas operações de venda e-commerce em nosso site ftw.com.br.

2.1. Fases da Política Antifraude:

2.1.1. A Política Antifraude tem como objetivo prevenir, detectar e reagir à Fraude.

a) Prevenção: a prevenção deve focalizar-se em fatores chave que aumentam ou diminuem a probabilidade de ocorrência de Fraude;

b) Detecção: a atividade fraudulenta será detectada mais rapidamente se todos os colaboradores da Instituição estiverem conscientes dos indícios de Fraude relativos a cada atividade da empresa;

c) Reação: se, apesar de todas as medidas preventivas realizadas, verificar-se a ocorrência de Fraude, a reação deverá ser célere e apropriada para evitar mais danos para a empresa ou para reduzir tanto quanto possível os danos já causados.

 

3. Medidas de Prevenção de Fraude

3.1. Qualquer venda de alto valor ou recorrente e/ou atividade fraudulenta suspeita deverá ser imediatamente investigada, conforme regras abaixo:

3.1.1. Verificação de Identidade: Verificação de identidade para transações de alto valor, pedidos recorrentes em um período de 30 (trinta dias) e dados cadastrais suspeitos.

A solicitação da verificação de Identidade será enviada por meio do e-mail (contato@fitoway.com.br) ou via WhatsApp (18) 99616-2481.

Será solicitado a confirmação de dados pessoais, endereço, e-mail e telefone do cliente. Caso necessário, solicitará ainda o envio de uma foto “selfie”, documento pessoal e uma foto do cartão utilizado na compra mostrando os 4 últimos dígitos.

Do prazo: O cliente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para envio dos documentos solicitados. Caso não seja enviado no prazo estabelecido, o pedido será cancelado.

Da não confirmação da identidade: Se constatado alguma irregularidade ou anormalidade no envio dos documentos solicitados, a empresa poderá a seu próprio critério dar continuidade ou não no pedido do cliente.

3.1.2. Todas as atividades executadas em conformidade com esta Política Antifraude deverão ser claramente documentadas e permanecer a disposição da Diretoria Administrativa e das autoridades.

3.1.3. Todos as informações e documentos recolhidos e produzidos durante uma investigação, deverão ser mantidos sob estrita confidencialidade.

3.1.4. Todos os colaboradores devem estar cientes dos riscos de Fraude que podem ocorrer no curso das vendas e/ou negociações em sua área de atuação.

3.1.5. Em caso de dúvida sobre alguma operação e/ou verificação, a Gerência Financeira deve ser informada imediatamente para a tomada de decisão / resolução sobre a continuidade da venda / operação. Na ausência da Gerência Financeira, as decisões serão tomadas pela Diretoria Administrativa Financeira  

3.2 Monitoramento de Transações

Análise de Comportamento: Monitoramento contínuo do comportamento de compra dos clientes para detectar padrões atípicos e suspeitos.

Limites de Transações: O limite de valor de transações por meio do cartão de crédito/debito é de R$ 1.000,00 (mil reais) que, se ultrapassados, desencadeiam verificações adicionais.

3.3 Tecnologia e Ferramentas de Segurança

Certificação SSL: Nossas páginas de pagamento estão protegidas com criptografia SSL.

Tokenização de Cartões: Tokenização para armazenar informações de cartões de crédito de forma segura.

Software de Detecção de Fraude: É utilizado software antifraude baseado em machine learning para identificar e bloquear transações fraudulentas.

3.4 Políticas de Pagamento, Troca e Cancelamento

Verificação de Pagamento: Revisão e verificação de todas as transações suspeitas antes de aprová-las.

Política de Troca e Cancelamento: As definições de nossa Política de Troca e Cancelamento está definida e de fácil localização no nosso e-commerce (https://www.ftw.com.br/politica-de-troca-e-cancelamento).

 

4. Contato com Autoridades

Relato às Autoridades: Relataremos fraudes às autoridades competentes, conforme exigido pela legislação aplicável.

 

5. Conformidade e Revisão

Legislação de Proteção de Dados: Cumprimento rigoroso com legislações de proteção de dados (LGPD).

Revisões Periódicas: Revisão regular da política de antifraude para garantir que esteja atualizada e eficaz contra novas ameaças.

Feedback e Melhoria Contínua: Utilizar feedback de clientes e funcionários para continuamente melhorar as medidas de segurança.

 

6. Implementação

Esta política entra em vigor na data de sua publicação e deve ser cumprida por todos os envolvidos nas operações de e-commerce da empresa. A empresa compromete-se a fornecer os recursos necessários para a implementação e manutenção das práticas aqui descritas.